Tornar-se médico é o sonho de muitos brasileiros. Seja pelo desejo de salvar vidas e cuidar das pessoas, pelo amplo mercado de trabalho e oferta de vagas ou pelos salários expressivos, o curso de medicina é o mais procurado e disputado no mundo.
Com uma grande concorrência, a relação de candidatos por vaga chega a passar de 100 em algumas universidades publicas. Isso somado aos valores exorbitantes cobrados pelas universidades particulares acaba levando muitos a procurar alternativas: Uma delas é sair do Brasil para conseguir uma vaga, indo para países como a Argentina, por exemplo. Com um sistema de ingresso muito mais fácil, onde não é necessário vestibular e valores até 10 vezes menor.
Após vencer o desafio de ingressar na universidade de medicina, existem decisões a serem tomadas. Uma delas é sobre qual especialidade seguir dentro da área médica. É comum surgirem dúvidas sobre qual carreira escolher logo depois de concluir a parte básica do curso. Afinal, existem mais de 50 especialidades médicas que são reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). Decidir entre uma delas não é tarefa fácil, pois estão envolvidos diversos fatores, como a demanda de mercado e claro, as aptidões e preferências de cada um.
Existem algumas áreas que atraem mais, tanto pela carreira em si, quanto pela remuneração: A tendência é haver uma procura maior pelas áreas que pagam melhor. Mas isso não é garantia de que essas especialidades ofereçam mais oportunidades no mercado de trabalho. Pelo contrário: Muitas já estão saturadas, enquanto em outras, menos procuradas, existe a falta de médicos capacitados.
Conhecer a concorrência e a quantidade de médicos atuantes para determinada área é importante, pois te possibilitará entender e estimar qual será a dificuldade dos processos seletivos ou até mesmo de quais profissionais estão mais escassos no mercado e trabalho e por consequência existe uma carência maior na sociedade.
Em 2020, o levantamento da Demografia Médica no Brasil, mostrou quais são as carreiras médicas mais concorridas.
Vamos conferir, quais são as especialidades mais procuradas pelos formandos em medicina em 2021:
A área com a maior quantidade de especialistas, é a clínica médica, com cerca de 11,2% do total de profissionais. A carreira é parte da carga horária obrigatória do curso de medicina e cuida de toda parte relacionada à medicina interna, atenção básica, investigação e diagnóstico.
A clínica médica é o pré-requisito para o maior número de subespecialidades dentro da medicina, por isso conta sempre com a maior procura.
O clínico-geral tem um amplo campo de atuação, visto ele tem habilitação para atender diferentes tipos de doenças não cirúrgicas. O título de especialista em clínica médica é concedido àqueles que realizam a residência ou pós-graduação na área, e dura no mínimo dois anos.
Dá ao médico uma boa visão generalizada do paciente, e é mais voltada ao diagnóstico e ao tratamento de conservação da saúde em si, do que aos procedimentos. Possui um foco maior na saúde do adulto.Tem duração de dois anos e é de acesso direto – ou seja, não tem outra área como pré-requisito.
Essa é a área da medicina procurada por cerca de 10% do total de formandos em medicina.
O medico pediatrafoca na saúde e cuidado de recém-nascidos, bebês, crianças e adolescentes. Pode ser descrita como uma versão da clínica médica, mas voltada para a criança. Dentro dela existe a possibilidade de diversas sub-especializações, como por exemplo, a neonatologia, que é o cuidado dos recém-nascidos; a cardiologia pediátrica, a pneumologia pediátrica, entre várias outras.
A especialização em Pediatria dura em média de dois a três anos. Além da graduação em medicina, é necessário concluir a especialização e possuir o registro de pediatra no Conselho Regional de Medicina (CRM) da região em que atua.
Outras integrantes das grandes áreas existem pelo menos 34.065 profissionais especialistas em Cirurgia Geral no país. É a segunda maior procura dentre as especialidades médicas.
Área indicada para o médico que gosta de procedimentos, de resolutividade rápida e de por a mão na massa.
O cirurgião-geral pode realizar a intervenção cirúrgica abdominal, videolaparoscópica e cirurgia de trauma. Além de especialidade médica, a cirurgia geral também é um pré-requisito para outras especialidades cirúrgicas da medicina.
A residência em cirurgia possui um dos cronogramas mais extensos se comparado as todas as outras áreas. Até 2019 eram necessários dois anos de curso e passou a ter três anos de duração caso o médico pretenda obter o título de especialista em cirurgia geral.
A formação na área é considerada uma das mais difíceis devido à dedicação exigida dos profissionais ao longo da residência.
Um dos cursos com acesso direto, quem pensa em escolher a cirurgia apenas como pré-requisito para uma subespecializarão, pode realizar somente o curso de cirurgia básica, que ainda tem dois anos de duração – porém, o médico recebe somente um certificado de competência, não o título (este será concedido apenas após a conclusão da subespecialidade).
Sendo a quarta especialização mais procurada do mercado, a Ginecologia e obstetrícia, ou apenas G.O., tem como foco a saúde reprodutiva da mulher, cuidados ao aparelho reprodutor feminino e do processo de reprodução na mulher (gestação, parto, puerpério), respectivamente. – sendo opção de alguns médicos, afunilar mais e focar somente em pacientes no período gestacional e outros cuidando do sistema reprodutor de forma geral.
Com três anos de duração, é outro curso que possui acesso direto, sendo necessário para atuar na área somente a residência médica, com duração média de três anos. Ao longo desse período, o estudante terá acesso a aulas teóricas e práticas para garantir uma formação humanística e atual
Com acesso direto e cerca de três anos de residência médica em anestesiologia, o profissional pode receber o título de médico anestesiologista. A área se dedica a manutenção vital e ao estudo e aplicação de procedimentos e medicamentos para o alívio da dor em do paciente durante uma cirurgia ou procedimento, exames, etc.
Tornou-se uma área muito procurada atualmente, pois acaba oferecendo um bom estilo de vida ao médico e ao mesmo tempo a remuneração é uma das melhores.
O médico anestesiologista atua em atividades ambulatoriais, atendimento emergencial, gestão hospitalar, anestesia para transplantes, etc.
Possui ainda, uma subespecializarão que está em alta no mercado atualmente, a medicina da dor – onde o médico expande seu atendimento, podendo atender além do centro cirúrgico, e tem a possibilidade de manter um consultório, onde atende pacientes que sofrem de dores crônicas.
Tendo como principal objetivo promover a saúde e a qualidade de vida dos trabalhadores, a especialidade em Medicina do Trabalho conta com cerca de 16 mil profissionais titulados. Para atuar na área é necessário um certificado de residência médica da Comissão de Residência Médica do Ministério da Educação.
O profissional pode atuar em empresas, fazendo parte da equipe de Serviços Especializados de Engenharia de Segurança e de Medicina do Trabalho (SESMT), prestação de serviços, órgãos públicos, sindicatos, entre outros.
A ortopedia e traumatologia é a área que cuida, na maioria das vezes, do sistema musculoesquelético de um paciente: ossos, músculos, ligamentos, tendões e articulações. Envolve muita cirurgia, mas bastante tempo no atendimento ambulatorial também.
O especialista na área trata problemas crônicos, infecções, tumores, lesões, fraturas, luxações, etc. Essa especialização também habilita ao profissional médico realizar cirurgias.
Tem a duração média de três anos, essa especialização em proporciona um campo muito vasto de atuação, tendo a possibilidade de atender pacientes em diferentes fase do desenvolvimento humano, do bebê ao idoso.
Possui diversas subespecializações, podendo tornar-se especialista em ombros, joelho, bucomaxilo entre outros.
Dermatologia é a área que estuda pele e fâneros. O dermatologista pode focar em estética, uma área que vem crescendo bastante nos últimos anos; no tratamento de doenças de pele e/ou cabelos; na realização de procedimentos minimamente invasivos; entre outros.
A residênciacostuma ter uma carga horária tranquila, e o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal do dermatologista já titulado é um ponto que pesa bastante. É de acesso direto e possui três anos de duração.
O médico radiologista trabalha em constante parceria com outros profissionais de diversas especialidades da Medicina. E também com os técnicos em Enfermagem ou Radiologia.
A Radiologia é a especialidade médica que estuda órgãos e estruturas do corpo humano por meio de imagens,
Ele é o responsável pela obtenção dessas imagens e por redigir um laudo acerca delas. Essas informações são passadas para o médico condutor que está conduzindo o caso e que fez a solicitação de tais exames
Essa área está em plena expansão e que não demonstra sinais que irá desacelerar, visto a presença cada vez mais marcante desses profissionais em clínicas e hospitais.
É uma especialização relativamente mais curta, com dois anos de duração, quando comparada as demais que figuram nesta lista.
Seja qual for o caminho a ser escolhido, é importante garantir uma boa base para se obter sucesso.
Conte com a Vive En Buenos Aires para te ajudar a encontrar as melhores Universidades da América Latina. Com quase duas décadas de experiência em ajudar os estudantes a realizarem o sonho de cursar medicina, nós cuidamos de todo o processo para que você possa seguir a carreira médica.
Estamos aqui para te ajudar e orientar em cada decisão. São mais de 10 mil clientes atendidos e quase duas décadas no mercado: Uma oportunidade única de alcançar a tão sonhada graduação médica e seguir carreira.
Possuímos uma equipe preparada e pronta para te dar auxilio em todas a áreas: Assessoria documental, psicológica e familiar; Tramites migratórios; Tramites do Ministério da Educação;
Organização dos documentos para os Órgãos Competentes; Organização para garantia da validação do diploma no país de origem após a conclusão; Realização da matrícula diretamente na universidade escolhida.
Nós te acompanhamos do começo ao fim do processo. Vamos juntos dar esse importante passo rumo a carreira dos seus sonhos. Nosso objetivo é atender a cada um de nossos clientes de forma humana e personalizada, garantindo plena satisfação com o serviço e tranquilidade nas tomadas de decisão.
Conte com quem já esteve exatamente onde você está agora: Com a vontade de fazer acontecer, cheio de sonhos e expectativas. E vivenciou toda a realidade da Faculdade de Medicina na Argentina.
Não perca mais tempo, entre em contato conosco e faça esse plano acontecer!