É possível colocar preço em um sonho? Apostando nisso, parecem não ter limite os valores cobrados por diversas instituições brasileiras que oferecem cursos de Medicina. Sabendo que muitos pais, avós, estudantes fazem verdadeiros sacrifícios para realizar o sonho profissional de seguir carreira médica, as faculdades de medicina do Brasil chegam a cobrar de seus alunos muito mais do que um trabalhador de classe média ganha de salário no nosso país.
O curso de Medicina é o mais caro do Brasil, isso já é fato conhecido de grande parte da população. Mesmo tendo que arcar com valores estratosféricos – que chegam a passar de 4 dígitos – aqueles que tem o sonho, o objetivo de seguir essa carreira, acabando arriscando tudo para tentar arcar com esses gastos. Muitas vezes vendendo casas, terrenos e fazendo verdadeiros sacrifícios em prol do futuro médico.
Mas infelizmente, todo esse esforço acaba sendo prejudicado, com o aumento constante e expressivo nos valores das mensalidades. Instituições chagam a aumentar até oito vezes durante o curso os valores a serem pagos mensalmente, o que torna ainda mais difícil o caminho, já árduo, dos estudantes do curso de medicina.
Além de diversas elevações de preço, o percentual também assusta: Mesmo em meio a pandemia houve aumentos até 11,5% nas mensalidades cobradas. Aumento esse, relativo apenas ao 2º semestre de 2021, ficando os alunos sujeitos a novos aumentos semestrais. Isso deixou os estudantes, aparentemente sem saída e com muitas incertezas em relação ao seu futuro.
Mas esses jovens tem encontrado uma solução para seguir em frente com o curso na área médica e não precisarem desistir de seu sonho no meio do caminho. E a resposta está em olhar para fora: Países vizinhos oferecem o mesmo curso com valores muito mais acessíveis e menos burocracia que o sistema brasileiro. Entenda mais sobra a alternativa que tem devolvido a esperança aos jovens estudantes de medicina.
Mas existe alternativa a esses valores? Existem outros meios de cursar medicina em faculdades brasileiras sem desembolsar 10 vezes o valor de um salário mínimo?
Até existem, porém o desafio de conseguir uma vaga uma universidade pública é tão grande, quanto o de arcar com as mensalidades de uma instituição particular. Sendo o vestibular mais concorrido do Brasil, chega a ser necessário competir com mais de 15 mil candidatos – Isso em apenas uma instituição – e enfrentar a concorrência de quase 125 candidatos por vaga.
Aqueles que decidem enfrentar esse desafio assumem muitas horas diárias de estudo, empenho e dedicação sobre-humanos, para dar conta do conteúdo necessário para ser aprovado em um dos vestibulares das faculdades públicas de medicina brasileiras. Além de se afundar em livros e apostilas, muitas vezes abrem mão do convívio familiar e social, pois é exigido um conteúdo extenso e é necessário intensificar os estudos para aprender e dominar todos eles.
Os vestibulares brasileiros buscam compactar uma vida todas de estudos e conteúdo em apenas poucos dias e algumas horas de prova, a pressão se torna gigante e a ansiedade torna-se uma inimiga. O fato de ter muito conteúdo, horas de provas longas, que geram stress e dificuldade de concentração e, muito tempo empenhado para tentar driblar tudo isso e conseguir um bom resultado nas provas para deixar pra trás outros cento e tantos concorrentes… São coisas que vão minando o desejo de ingressar no curso e fazendo muito estudantes acreditarem que a carreira médica não é para eles.
Aí, quando pensam em tentar a sorte num (também muito concorrido) vestibular de faculdades privadas que oferecem o curso, esbarram em – além dos valores iniciais altíssimos – na possibilidade de oscilação desse valor, sofrendo aumentos constantes e em algumas situações, abusivos.
Eles foram motivos até de protestos e manifestações por parte dos alunos de algumas instituições de ensino particulares, que oferecem o curso de medicina, alegando que “educação não é mercadoria” e que “medicina virou comércio, devidos aos aumentos já constantes nas mensalidades”. Porém, dessa vez, a elevação do preço mensalidades dos cursos que oferecem carreira médica foi além do esperado. Especialmente num ano que muitos foram prejudicados economicamente pela pandemia do corona vírus.
Algumas universidades praticaram aumentos acima da média inflacionária, sem levar em conta o momento delicado pelo qual o mundo passava devido as restrições do isolamento social que impactaram na vida financeira de quase toda a população.
As mensalidades, que já não são baixas – pelo contrário, como já citamos anteriormente, chegam a ultrapassar os 10 mil reais/mês, tiverem aumentos de até 11,5%%. Isso se referindo somente ao 2º semestre de 2021, logo ainda em 2022 poderão sofrer mais 2 reajustes, um em cada semestre. Esse aumento porcentual pode representar até 1100 reais a mais, a serem desembolsados pelos estudantes, num ano em que muito perderam empregos, tiverem que fechar comércios e tiveram seus salários reduzidos.
Houve aumentos extremamente abusivos, acima da inflação, e em um momento em que as instituições não estão tendo muitos gastos, porque as aulas não estavam sendo presenciais.
Estudantes que iniciaram o curso pagando 8 mil reais, ainda não concluíram o curso e já sofreram com aumentos que totalizam quase 3 mil reais, fazendo com a mensalidade girasse em torna de 11 mil reais e ainda passível de novos aumentos. Isso é o caso de apenas uma Universidade brasileira, mas representa uma dura realidade enfrentada pelos estudantes em todo o país.
Esse aumento representou o fim de um sonho para vários estudantes. Houve desespero e falta de perspectiva quanto a possibilidade de conclusão do curso de medicina para muitos deles. O esforço, que já era enorme, para arcar com os gastos da faculdade, não foi suficiente para resolver o problema.
Vendo-se diante de somente uma saída: trancar o curso e esperar por um milagre, houve estudantes que desistiram de conquistar o tão sonhado diploma médico. Porém, surgiram alternativas para aqueles que começaram a pensar fora de caixa e procurar um novo caminho: O de reduzir o valor das mensalidades.
Mas como encontrar uma boa instituição, renomada e reconhecida, que ofereça o curso de medicina a valores acessíveis e sem a demora e dificuldade de processos seletivos burocráticos, como os vestibulares? A solução foi olhar para fora: a saída para os problemas estava ao lado. Cursar medicina no exterior passou a ser a alternativa encontrada pelos futuros médicos, que, apesar das pedras no caminho, não desistiram de seu objetivo.
E nem foi preciso cruzar oceanos para vislumbrar a solução: Ela faz fronteira com o Brasil e está a poucas horas de distância: As faculdades Argentinas surgiram como uma excelente opção para esses estudantes que sofreram com os abusos financeiros por parte das instituições brasileiras, que aumentam constantemente os valores que já são absurdos.
A resolução desse problema existe sim e está mais perto do que se imagina!
A Argentina, além de ser um país encantador e receptivo aos brasileiros, ainda oferece Cursos de Medicina a valores acessíveis e sem as burocracias que exigem as instituições do Brasil para que o estudante consiga uma vaga para ingressas na Universidade e iniciar os estudos na carreira medica.
Sem a necessidade de provas de vestibular dificílimas e com mensalidades que podem ser até 6 vezes menores se comparadas as brasileiras, ingressar nas faculdades argentinas é uma ótima opção para economizar e facilitar o caminho rumo ao diploma para exercer a medicina.
Além de ter a opção de ingresso imediato nas instituições de ensino, os brasileiros contam com a facilidade de ingressar no país vizinho – por fazer parte do MERCOSUL, não é necessário passaporte nem vistos para que se consiga entrar e permanecer no país.
Isso sem falar no custo de vida mais baixo – Aluguel, alimentação, contas básicas e gastos com o curso (livros, cópias, apostilas, materiais) – a Argentina oferece ótimas condições aos brasileiros. Inclusive nossa moeda – o real – é extremante valorizado no país: 1 peso está valendo em torno de R$0,18. Isso nos dá um poder compra muito maior, facilitando a vida dos brasileiros que emigram ao país em busca de estudo e qualidade de vida.
Sim! … Mas como toda decisão importante a ser tomada, é necessário contar com a ajuda de quem entende do assunto e a experiência de quem já passou por ele.
Portanto, se você entendeu que a melhor escolha é cursar Medicina na Argentina, seja pela qualidade das instituições – reconhecidas internacionalmente e figurando em rankings de qualidade do ensino – seja pela facilidade de ingresso , pelos valores acessíveis ou pelo combo de poder ter tudo isso em um só lugar, e ainda poder desfrutar da experiência de viver em um novo país, conhecer outras pessoas e agregar bagagem cultural ao seu diploma, é hora de escolher quem vai te auxiliar e guiar nesse caminho.
Nesse momento, é importante escolher uma empresa sólida, com experiência e segurança para realizar os trâmites necessários e dar esse passo com plena confiança. Por isso a Vive En Buenos Aires está aqui: para te oferecer assistência especializada e personalizada em todas as etapas desse processo: da decisão de cursar medicina no exterior ( com assistência psicológica para orientar ao estudante e a família neste momento) passando pela assessoria e cuidado de todos os tramites, organização dos documentos para os Órgãos Competentes; organização para garantia da validação do diploma no país de origem após a conclusão e por fim a realização da matrícula diretamente na universidade escolhida.
Já são mais de 13 mil clientes atendidos ao longo de quase duas décadas de existência, e uma avaliação de 4,9 estrelas no google que não deixa mentir: oferecemos um serviço de excelência, para que a sua experiência de estudar no exterior e conquistar o seu diploma médico possa se dar de maneira tranquila, segura e satisfatória.
Conte com a Vive En Buenos Aires para te ajudar a trilhar o caminho rumo ao seu sonho: Cursar medicina. Nós te guiamos nesse caminho e mostramos que ele não precisa ser difícil, dolorido ou cheio de pedras: Nossa equipe presta todos os serviços necessários, cuidando de tudo para que você possa alcançar o seu diploma!