Nos últimos anos, a Argentina vem se tornando um dos destinos preferidos de estudantes brasileiros que buscam a faculdade de medicina. A qualidade educacional, com universidades ocupando os mais respeitados rankings internacionais, aliada a fatores como maior facilidade de ingresso nos cursos de ciências médicas (sem vestibular), custo baixo de mensalidades e qualidade de vida, faz da Argentina um dos países da América Latina mais atraentes para a formação superior em medicina.
Além disso, estudar medicina na Argentina significa tornar-se fluente em outro idioma – o espanhol. A certificação de proficiência de língua espanhola é um dos requisitos exigidos para estudar nas faculdades argentinas. Os estudantes precisam comprovar que podem acompanhar as aulas do curso superior, predominantemente ministradas em espanhol.
Portanto, além da chance de se formar em uma excelente faculdade de medicina, os estudantes terão no seu currículo uma língua que pode significar o passaporte para a carreira médica internacional, com possibilidade de pós-graduação e trabalho em outros locais da América Latina e Espanha, por exemplo.
Os brasileiros que ingressam nas universidades argentinas precisam ter um certificado de proficiência do idioma espanhol – essa exigência é adotada pela maioria das faculdades do país. Mas se ainda assim houver interesse em se aprofundar no estudo do idioma, é possível estudar espanhol nos cursos oferecidos pelas próprias universidades, paralelo à graduação. Estes programas abrangem aspectos do processo de aprendizagem da língua (fala, escrita, leitura e compreensão), com ênfase no desenvolvimento da comunicação e de habilidades em espanhol com vocabulário específico, como o necessário para a área médica.
Escolas particulares de idiomas também oferecem opções de cursos de espanhol para brasileiros com ensino em áreas específicas, tal como medicina. Outros cursos podem ser encontrados com o objetivo de aprofundar na língua e cultura argentina, com propostas específicas do idioma abordados em um curso geral. Os estudantes ainda podem optar por um aprendizado mais descontraído, com pacotes combinados que mesclam aulas de espanhol com outras disciplinas interessantes que envolvem dança, arte, esportes e muito mais.
Desde 1986, o Laboratório de Línguas da Universidade de Buenos Aires oferece a possibilidade de estudar espanhol em uma universidade multilíngue, no Centro de Buenos Aires. As inscrições podem ser feitas pessoalmente e existe uma taxa a ser paga pelo curso, dependendo do nível. Países membros do Mercosul , como no caso do Brasil, têm desconto nos valores de acordo com o “Arancel Mercosur”.
Um dos principais diferenciais do curso de espanhol da UBA é que ele é dividido em dois grupos: um para falantes de línguas distantes, cujas características fonológicas, gramaticais e de vocabulário diferem significativamente do espanhol, como por exemplo chinês e russo; e o curso de espanhol para brasileiros, especialmente voltado para falantes de português que precisam estudar, trabalhar ou ingressar na comunidade de língua espanhola.
O curso de espanhol da UBA é oferecido em três níveis: iniciante, intermediário e avançado. As aulas podem ter duração maior – de três a quatro meses; ou serem intensivas, com 15 horas semanais, dentro do período de um mês. O curso intensivo da UBA geralmente acontece nos meses de férias da universidade, julho, janeiro e fevereiro.
Desde agosto de 2017, a Universidade Nacional de Córdoba (UNC), localizada na cidade homônima, conta com Programa Global Spanish, um programa que oferece bolsas parciais e integrais de estudo para o Curso Intensivo de Espanhol para Estrangeiros na escola CEPE Idiomas, reconhecida pelo Instituto Cervantes de Espanha como centro dos exames SIELE. Além das aulas de idioma, o curso oferece materiais, recursos para a estadia dos estudantes e promove atividades em diversas áreas, com o objetivo de divulgar a cidade de Córdoba nos campos acadêmico e cultural.
Tão famoso quanto o Laboratório de Idiomas da Universidade de Buenos Aires e igualmente certificado, o Centro Universitário de Idiomas (CUI) funciona de maneira autônoma dentro da UBA. A instituição, focada exclusivamente no ensino de idiomas, inclusive espanhol, conta com mais de 25 anos de experiência no desenvolvimento de programas de treinamento e aquisição de língua estrangeira. O CUI foi criada no âmbito da UBA em resposta a uma necessidade de estudos e formação de alunos, ou seja, o compromisso desta escola com a transmissão de conhecimentos tem caráter de cunho universitário, com toda a conotação de exigência acadêmica e rigor que isso necessariamente implica.