O espanhol é um dos idiomas mais falados no mundo, com mais de 500 milhões de falantes nativos e não nativos espalhados pelos cinco continentes. É também o idioma oficial de alguns dos destinos mais procurados por brasileiros que decidem morar em outro país. Por ter bastante similaridade com o português, têm-se a ideia de que o espanhol é um idioma mais fácil de compreender. Mas, quando o objetivo é estudar ou trabalhar em um país de língua espanhola, pode ser necessário bem mais do que o famoso “portunhol”.
Frequentemente, são exigidos de estudantes e profissionais estrangeiros exames de proficiência em espanhol. Esse tipo de certificação é importante porque avalia quão bem a pessoa poderá se comunicar no novo ambiente. Na Argentina, país que vem atraindo cada vez mais estudantes brasileiros para as suas universidades, principalmente para o curso de Medicina, o exame de proficiência de nível B2 está entre os pré-requisitos exigidos pela grande maioria das universidades. O SIELE, que é referência em certificação de proficiência em espanhol, é um dos mais procurados.
Os exames de proficiência testam sua capacidade de se comunicar de forma oral e escrita em espanhol. Portanto, se você não tem domínio do idioma, tentar fazer o exame sem estudar vai ser como jogar tempo e dinheiro no lixo.
Além de ser um centro conveniado ao SIELE para realização dos exames, a Vive en Buenos Aires tem parceria com o curso Espanhol Certificado para SIELE, desenvolvido totalmente direcionado para a realização de exames SIELE S5 e SIELE Global nível B2/C1. Nossos professores e tutores são especialistas no exame e possuem a Certificação SIELE de aplicadores e preparadores oficiais e esse é um grande diferencial.
"É importante aprender com quem conhece o exame, porque a prova é extremamente técnica. O aluno precisa entender como é a prova e aprender o espanhol necessário para atingir o nível B2 ou C1. Nossos professores sabem exatamente o que o corretor do SIELE avalia na correção do exame. Por isso, sabemos o que o aluno precisa aprimorar para atingir o resultado”, afirma o responsável pelo curso.
Segundo ele, o curso é bastante ágil e prático, baseado na metodologia do Diagrama de Pareto, ou Regra 80/20. “Consideramos que 80% do que o aluno precisa saber está em apenas 20% do conteúdo. Com essa metodologia, diminuímos o tempo de estudo e melhoramos o rendimento do aluno, graças à nossa expertise”, explica.
O tempo de duração do curso é determinado pelo ritmo do próprio aluno, pela quantidade de horas que ele tem disponível para estudar diariamente. “O material fica 100% disponível. O aluno que consegue estudar três ou quatro horas por dia, pode estar pronto para o exame em 90 dias, mesmo partindo do zero”, conta o professor.
Foi mais ou menos o que aconteceu com o estudante Arthur Moura, que está se preparando para ir cursar Medicina na Argentina. “Eu não sabia nada de espanhol. Comecei o curso e estudei cerca de seis horas por dia, quase todos os dias da semana. Precisei de quatro meses para ter segurança para fazer o exame SIELE. Fiz a prova com bastante tranquilidade e consegui certificação de nível C1”, conta orgulhoso.
Como o processo de imigração na Argentina está afetado pela pandemia, Arthur ainda não conseguiu se matricular em uma universidade argentina, mas já desfruta da proficiência conquistada com o curso.
“Tenho lido livros em espanhol e assistido a filmes sem precisar de legenda. Eu nunca imaginei que conseguiria isso com quatro meses de estudo”, afirma.
Arthur reconhece que a escolha de um curso direcionado para o exame, somado ao seu esforço e dedicação, foi decisiva para o seu sucesso na certificação. “É muito importante conhecer a prova, entender o formato, os tempos, o estilo das questões.
Durante o curso, treinamos os mesmos exercícios que encontramos no exame. Quando você conhece as atividades, a resolução torna-se quase mecânica”, conta o estudante.
Seu xará Arthur Santana Reis, que buscou a certificação SIELE para poder se matricular na Fundación Barceló, onde cursa atualmente o Pregrado, ratifica a importância de se preparar para o exame com quem conhece a prova. “A prova do SIELE não é difícil, ela é complicada para quem não estuda os padrões da prova. Se você conhece o padrão, a estrutura do exame, você desenvolve muito bem. Tem que saber espanhol e ter vocabulário, mas não adianta saber tudo isso se você não conhecer o padrão da prova”, afirma.
Arthur também não falava espanhol, apesar de ter cursado um semestre numa escola convencional de idiomas anos antes.
“Eu não sabia praticamente nada. Depois de três meses estudando de 6h a 8h por dia no curso direcionado para o SIELE, consegui fazer a prova e obter a certificação B2 na primeira tentativa”, conta.
São dois os conselhos que o estudante oferece a quem tem planos de buscar a certificação de proficiência com o SIELE.
O primeiro é contratar um curso que conheça a prova. “Para se ter uma ideia, na minha prova escrita, o último texto tinha o mesmo tema que eu tinha treinado durante o curso. Isso ajuda muito!”, exemplifica Arthur.
O segundo conselho é não deixar o nervosismo ser protagonista na realização da prova. “Todo exame de certificação vai deixar o candidato nervoso ao extremo. Uma coisa que eu aprendi é que o nervosismo faz parte, mas não se pode deixar que ele atrapalhe. Quanto mais você se preocupa com seu nervosismo, mais você vai se sentir despreparado. O nervosismo é um dos piores inimigos, não é o idioma e não é a prova.”
Se você chegou até aqui sem saber o que é o SIELE, vamos explicar isso antes de apresentar mais detalhes sobre o curso de Espanhol Certificado para SIELE.
SIELE é Servicio Internacional de Evaluación de la Lengua Española, uma entidade oficial de avaliação de proficiência. Aplicado desde 2016, o exame SIELE é promovido pelo Instituto Cervantes, a Universidade Nacional Autônoma de México (UNAM), a Universidade de Salamanca (Espanha) e a Universidade de Buenos Aires (UBA). A certificação também tem como referência os níveis estabelecidos pelo Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR), recomendado pelo Conselho Europeu.
O prestígio acadêmico e a confiança do SIELE são endossados por outras 75 universidades associadas, presentes em 20 países Ibero-americanos, além do Canadá, China e Coreia do Sul, que colaboram na pesquisa do ensino do espanhol, apoiam a qualidade do conteúdo e acrescentam materiais didáticos inovadores.
O SIELE atesta o grau de proficiência do idioma espanhol através de quatro competências da língua: leitura, expressão escrita, compreensão oral e auditiva. São seis tipos de exames que podem se adequar de acordo com as necessidades do diploma, ou seja, o candidato pode optar por uma ou mais avaliações das diferentes competências. A grande vantagem da certificação SIELE é oferecer a modalidade Global, que, por ser mais abrangente, é como uma certificação universal. O SIELE Global é aceito por todas as universidades argentinas, diferente dos exames CEI e CELU, que têm restrições.
O SIELE Global é o exame mais completo para certificar o domínio do idioma espanhol. Com uma única prova multinível, o SIELE Global tem uma pontuação que vai de 0 a 1000, resultado da soma dos pontos obtidos em cada competência: compreensão de leitura; compreensão auditiva; expressão e interação escrita; e expressão oral e interação.
Uma das grandes vantagens do diploma SIELE é que os testes são aplicados on-line. Para prestar o exame, basta fazer um cadastro no site siele.org para ter seu login e senha. Lá, você vai agendar seu exame de acordo com o cronograma anual de provas. A certificação de espanhol SIELE é válida por cinco anos. Veja como é simples o passo-a-passo para obter essa certificação:
Além do SIELE Global, há outras cinco modalidades independentes que combinam a avaliação de diferentes competências. Qualquer uma destas cinco modalidades permite obter um relatório SIELE separado e as pontuações estão relacionadas com os níveis do Quadro Europeu Comum de Referência (QECR). Veja quais são as opções:
S1: compreensão de leitura + compreensão auditiva
S2: compreensão de leitura + expressão e interação escrita
S3: Compreensão auditiva + expressão oral e interação
S4: expressão oral e interação
S5: expressão e interação escrita + expressão oral e interação
Depois, você terá que escolher o Centro Siele mais próximo de você para realizar seu exame. A partir da escolha do local de realização da prova, você terá acesso às datas disponíveis para agendar seu exame. Depois de reservar a data, você deve fazer o pagamento do exame com cartão de crédito internacional. Uma alternativa ao pagamento internacional é realizar o pagamento diretamente ao Centro Siele escolhido. A Vive en Buenos Aires é a única empresa de assessoria estudantil credenciada como centro do Siele e ficaremos muito felizes em te ajudar nesse processo.
No dia agendado, apresente-se ao centro escolhido com pelo menos 30 minutos de antecedência, munido dos documentos pessoais que você utilizou para fazer seu cadastro. Não se esqueça também de levar seu login e senha para acesso ao exame on-line.
Se a modalidade escolhida for o SIELE Global, você terá 15 minutos de descanso entre as provas de compreensão auditiva e expressão e interação escrita.
Em um período máximo de três semanas você será capaz de fazer download na ‘Minha página’ do seu certificado ou relatório SIELE, dependendo da modalidade do exame realizada.
O curso Espanhol Certificado para SIELE é totalmente on-line, com tecnologias de e-learning, apresentado em uma interface de fácil navegação, que pode ser acessada por computador, tablet ou celular.
Os conteúdos programáticos são baseados em materiais didáticos constantemente atualizados e inclui:
– Videoaulas;
– Material didático com gramática e vocabulário;
– Exercícios diversos;
– Simulados com materiais idênticos aos do exame;
– Orientações de como fazer cada exercício;
– Técnicas de estudo e aprendizagem, com dicas de como aprender mais rápido além dos estudos;
– Cronograma de estudos para melhor organização e aproveitamento;
– Tutoria personalizada;
O acesso às videoaulas e materiais extras disponíveis é bastante intuitivo e proporciona uma experiência de interatividade no processo de aprendizagem à distância. O programa de estudo prevê a participação do aluno em atividades de interação dentro da plataforma, como realização de exercícios para aprendizado de vocabulário, pronúncia, gramática, escrita e exercícios específicos idênticos aos da certificação, simulados, leituras extras e áudios. O aluno é acompanhado pela equipe do curso desde o momento da inscrição até a realização da prova.
Durante o curso, o aluno recebe suporte de uma tutoria especificamente designada para acompanhamento do seu rendimento, focada nos principais pontos exigidos pelos avaliadores do exame. Além de terem o espanhol como idioma nativo, os tutores têm conhecimento dos critérios utilizados pelos avaliadores da certificação para alcançar o nível B2/C1.
A interação dos tutores com o aluno, com os pais ou assessoria é realizada on-line por meio da plataforma ou pelo Whatsapp. A tutoria é desenvolvida de modo proativo e consiste na assistência didática, compartilhamento de informações, troca de experiências, estímulo ao cumprimento dos exercícios propostos, que são fundamentais para o aluno realizar a certificação, visando o melhor aproveitamento dos conteúdos estudados. A interação entre tutores, estudantes e administração do curso é preferencialmente online, podendo ser agendadas ações em outras modalidades, como fóruns, videoconferências, chats, etc.
A tutoria encaminha mensagens ao aluno duas vezes por semana para realizar os alinhamentos necessários para a correta evolução do curso. Caso o tutor não obtenha uma resposta satisfatória entrará em contato com os pais ou com a assessoria, para que o aluno continue com o curso. Para alcançar os resultados almejados, o curso deve ser realizado de forma constante e sem pausas. A correção dos exercícios por parte dos tutores tem um prazo máximo de 72h para sua entrega.
O programa apresenta organização curricular elaborada a partir de projetos pedagógicos específicos, por uma equipe pedagógica multidisciplinar que acompanha toda a concepção dos conteúdos necessários para a realização da certificação SIELE S5 ou SIELE Global.
O curso também conta com uma infraestrutura de apoio que prevê a interação entre alunos e alunos; alunos e professores/tutores; e alunos e pessoal de apoio administrativo. Essa interação é garantida por meios eletrônicos. A plataforma utilizada é atualizada permanentemente e permite, dentre outras facilidades, o acompanhamento das horas de estudo à distância, relatórios de evolução e envio destas e outras informações para os pais e/ou assessores.
Para quem precisa de certificação de proficiência em espanhol, o SIELE oferece um diploma bastante vantajoso, mas exige que o candidato tenha, além de conhecimento no idioma, familiaridade com o padrão da prova. Quem já passou pelo teste e foi bem sucedido indica que o caminho das pedras passa por uma preparação direcionada, um curso específico para as exigências do SIELE. Se ficou interessado nessa opção, fale com a gente. Nós temos todas as informações para orientá-lo.